PUBLICAÇÕES
Resgatar vozes esquecidas é recuperar a palavra em todas as suas formas: a palavra proferida, a palavra ouvida, a palavra anotada, e também a palavra escrita, que muitas vezes nos é o único material direto vindo até nós de muitas mulheres. Se é verdade que o impacto das criações poéticas decorrentes no projeto VENTRILOQUIA poderá ser duradouro na memória dos espectadores e intervenientes (afinal, a memória é o arquivo orgânico por excelência) também é certo que o material produzido por estas mulheres merece ter o seu suporte físico, garantindo o seu lugar imorredoiro na história da literatura portuguesa.
As obras que se publicam na Coleção VENTRILOQUIA são exemplos criteriosamente selecionados, tanto pela diversidade (concetual, vivencial, geográfica) como pela proximidade que têm com os espetáculos realizados, numa colaboração editorial com a Livraria Tivre de Papel.
A poesia de Maria da Graça Varella Cid parece tornar o corpo motivo e motor do poema. O corpo, como nação do sensível, parece ser o lugar onde se escreve e lê: palavras que abrem sulcos, outras que cicatrizam sobre a pele. Palavras que criam raízes e alimentam estrelas. O lugar onde chegamos, o poema, pode ser também meta. A corporalidade dos poemas sacraliza o olhar de quem neles atenta e torna o leitor profundamente íntimo da voz da autora. E, sob essa intimidade consentida, brota a raiz da secreta cidade desejada que é exemplo do mundo por vir.
O lançamento de estreia do livro POESIA INCOMPLETA foi realizado no Teatro SÃO LUIZ a 10 de Fevereiro de 2023, com presença de Cátia Terrinca e Ricardo Boléo (UMCOLETIVO) e Fernando Ramalho (Tigre de Papel).
O livro está à venda em livrarias de Lisboa, incluindo a Livraria Tigre de Papel e a Livraria Snob
*
Alice Sampaio reescreveu Ulisses com as histórias e as conversas, com a máquina de escrever. Sonhou Penélope com o corpo, com a terra, com o próprio tempo. É tão antiga que nos encontramos nela. Entre silêncios de estrelas, Alice Sampaio rasurou, reescreveu os textos embora o sopro da leitura nos remeta para uma ideia de escrita incansável, infindável, infinita. Infinita como as estrelas o são, como os poemas.
O lançamento do livro PENELOPE Vol 1 e 2 foi realizado na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço a 12 de Maio de 2023, com presença de Cátia Terrinca e Ricardo Boléo (UMCOLETIVO), Ana Sampaio e Fernando Ramalho (Tigre de Papel).
O livro está à venda em livrarias de Lisboa, incluindo a Livraria Tigre de Papel e a Livraria Snob
*